Lorem Ipsum Dolor Sit Amet…

Eis o trecho do Lorem Ipsum (usado desde 1500 nas prensas tipográficas):

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

O fragmento acima, usado pelas prensas de 1500, não é um amontoado de palavras aleatórias como se pensou até pouco tempo. Embora algumas palavras sejam latim, outras parecem incompletas ou cumprem o intuito de ‘simular’ a quantidade de letras e combinações de palavras usadas em frases dentro de um texto comum. O fato é que há uns dez anos, uma revista da área de design, a Before and After, publicou uma matéria lançando o questionamento sobre o verdadeiro significado do Lorem. Graças ao desenvolvimento da internet e ao livre trânsito de informações, uma pergunta milenar foi respondida, o Prof. Richard McClintock (o link é pro facebook dele kkkkk), que não tinha o que fazer, ou até tinha mas… (olhaí o ócio) foi fazer uma pesquisinha ali e voltou com a descoberta (depois de ir fundo em literatura clássica), de que existem dois fragmentos de frase inseridos no famoso “Lorem Ipsum” (ver destaque do texto lá em cima), foram na verdade, retirados de um tratado de ética que data de 45 a.C., escrito por Cícero (o cara da foto), das Secções 1.10.32 e 1.10.33 do “de Finibus Bonorum et Malorum” (Os Extremos do Bem e do Mal). Pasmem !

Engraçado pensar que algum engraçadinho morreu rindo da cara de todo mundo, porque inseriu uma mensagem no meio palavras aleatórias e incompletas em latim, que foi repetida exaustivamente até praticamente ontem. Quantas vezes passaram a idéia, e olha que o livro é sobre ética! Como nossa língua deriva do latim, será que poderiamos ter sofrido de forma “subliminar” algum efeito?? Fica o mistério.

Gostaria de abrir um parágrafo para lembrar o leitor por acidente que, a pesar da informação ser verídica, nada aqui é para ser levado a lugar algum, isso é só um Lorem Ipsum íntimo. Estou enchendo o meu blog novo de letrinhas.

As referidas secções do tratado, bem como suas traduções, serão assunto dos próximos dois posts. Pro teste de blog ficar gordinho. hehehe…

< Imagem retirada do http://cs-exhibitions.uni-klu.ac.at/index.php?id=469, mostra a Gutemberg Print Press, em voga na época do surgimento do Lorem Ipsum, sua invenção data de 1436. O site oferece uma linha de tempo interessante a ser observada. >
Anúncios

Todo homem é livre para dizer o que pensa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s