Sobre o Loren

Eu conheci o Lorem quando comecei a inventar de mexer no Pagemaker – um bom programa para diagramação de livros, revistas, jornais e outros (hoje gosto mais do InDesign da Adobe).

O Lorem Ipsum ficou famoso em 1500 quando passou a ser um fragmento de texto modelo, utilizado pelas industrias tipográficas no processo de editoração e impressão de materiais.

Exemplo prático do uso do Lorem Ipsum:
Eu vou fazer um blog. Penso primeiro na natureza do conteúdo, isso já me põe a pensar em como quero que ele seja coerente visualmente para a proposta pensada. Em seguida vem na minha cabeça padrões de cor, estilo da letra, divisão de conteúdo de forma lógica, coerente e funcional, direcionadas para a proposta visual e essência do produto final cujo objetivo é captar os cérebros traseuntes. Ok, devo lembrar aqui que isto não é um texto sério, apenas um Loren Ipsun personalizado porque-estou-me-divertindo. Ou seja, enchimento de linguiça.

Então, eu faço o blog para entregar a um cliente mas ele ainda não tem tudo que está escrito pronto. Eu preciso terminar e entregar o blog e não posso apresentá-lo sem texto porque o cliente quando vir, vai achar tudo uma porcaria e fazer aquela cara de “é mas.. tá faltando alguma coisa, sabe?”. Na missão de finalizar logo a coisa, ou eu saio por aí cortando e colando texto nada-a-ver no blog, ou o cliente já entregou (o que é muito, muito, muito difícil de acontecer) ou você preenche com um texto padrão criado, em 1500 (siiim, desde essa época os designers já existiam e já pensavam assim!), e não perde tempo sobre natureza do conteúdo enquanto tá querendo finalizar visualmente outra coisa.

O Lorem nunca deixou de ser ‘High Fashion’, desde 1500 é o recheio de muito biscoito na área até hoje. Em 1960 ficou popular com o uso do Letraset; em programas de editoração e diagramação como o Pagemaker, onde o usuário poderia selecionar uma caixa de texto e pedir para que fosse preenchida automaticamente com um texto “Lorem”.  Hoje em dia, temos sites que geram, na quantidade de palavras pedidas, combinações diferentes com cerca de 200 palavras em latim. Dentre vários sites, o que uso é o Lipson. O site oferece um gerador de Lorem além de informações sobre a história (de onde tirei a maior parte dos dados inseridos nos posts.

—> fim de posttest 2

Todo homem é livre para dizer o que pensa

