Os Memes pregam o ateísmo???

Outro dia estava eu lá no Skoob e me deparo com um livro polêmico. “Deus, um delírio” de Richard Dawkins. Muito se fala sobre o livro que é uma bandeira do ateísmo (última moda não só em Paris). Me divertia um bocado com os comentários inflamados dos “novos ateus” contra os poucos e corajosos leitores que tiveram coragem de expor sua discordância em relação ao assunto. No meio das buscas e leituras que fiz sobre o Dawkins, descobri acidentalmente que foi ele quem inventou o termo, hoje tão difundido na internet, “memes”. Pois é. Ele mesmo, Dawkins.

O termo foi criado em 1976, no livro “O gene egoísta”. Surge basicamente da idéia de que existe uma unidade de informação nos genes que é passada como que por osmose cultural. Claro que estou arredondando o assunto porque não é o foco. De fato eu não gosto muito da cara desses desenhos que agora se multiplicam pela rede (de forma massiva no facebook) mas entendo que eles tenham recebido esse nome. São essência da idéia. Numa lida sem compromisso por aí, o que percebo é que os “memes” não se resumem aos bonequinhos (que já até tem nomes), mas qualquer idéia viral da rede, qualquer coisa facilmente assimilada e passada adiante. Podemos também chamar de “memes” os vídeos e frases criadas em situações como a da Luíza, que tinha ido para o Canadá.

Para finalizar no clima das críticas do Skoob deixo uma questão no ar. Seguindo a linha de raciocínio, sugerida pelos fanáticos de Dawkins (chamados Dawkinianos), onde a segunda guerra foi uma guerra santa porque Hitler perseguia judeus, eu pergunto: Os memes são ateus ou pregam o ateísmo (de forma memética), porque o termo foi criado por um Ateu-de-carteirinha-exaltado???

Ps – Esse figurinha do cereal me lembra alguém muito conhecido. Começo a me perguntar (dada a semelhança do potinho em cima da mesa), se ao invés de cereal, esse boneco não está comendo “granola com leite de soja”… hum…

Todo homem é livre para dizer o que pensa

