O movimento e o repouso

O movimento está para o repouso assim como o sofrimento está para o gozo

Por observar que, vez em quando, alguns internautas acabam vindo parar por aqui na busca pelo significado da frase, resolvi dedicar um post para isso. Espero que eu resolva satisfatoriamente a questão (ao menos na minha cabeça está bem claro).

A frase vem da música “Pop Wu Wei” de Gilberto Gil, do disco Quanta. O título da música remete ao princípio prático da filosofia taoísta que incentiva um estilo de vida onde não se deve forçar nada a ser como desejamos, em absolutamente nenhum aspecto. Mais precisamente, não fazer nada de fútil ou desnecessário no dia a dia. Ou seja, viver de forma serena sem “interferir” no rumo das coisas. Simplesmente aceitando tudo o que a vida trouxer ou levar.

Agora o momento esperado. O que então tem isso com a frase na música?? Como assim o sofrimento estaria para o gozo???

Aí vem a arte. Gil faz uma brincadeira com o conceito filosófico. A idéia da filosofia taoista é a busca pela harmonia através da aceitação, da ‘não manipulação’ dos fatos. Gil faz uma leitura ‘ao pé da letra’ do princípio e afirma que todo movimento deve existir para se buscar um repouso. Alguns filósofos – como o exemplo de Aristóteles – concordam com essa máxima ao citar por exemplo que a guerra deve ser em busca da paz.

Levando o conceito ao pé da letra, Gil bem humorado, sugere vários substitutos para as palavras ‘tensão’ e ‘repouso’. Daí vem o ‘sofrimento – tensão’ e ‘gozo – repouso’ e o ‘fazer tudo’ pra ‘não fazer nada’ e recíprocas verdadeiras advindas do mesmo raciocínio.

O dico Quanta é bem curioso porque traz, em todas as músicas, críticas e sugestões de pensamentos em filosofia, religião e ciência.

Ouça Pop Wu Wei – Gilberto Gil no GrooveShark.

Anúncios

Um pensamento sobre “O movimento e o repouso

Todo homem é livre para dizer o que pensa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s