Para mim

 

A obra escolhida foi a de J. Carlos. Capa da revista “Para todos”, nº 436, ano IX (23 de abril de 1927). A obra passa a idéia de profusão ao retratar uma grande quantidade de pessoas (homens) num aglomerado desordenado. Ao centro, a figura da mulher da década de 1920, representando independência, elegância, charme e segurança. Numa época de pós-guerra, a revista retratou esse ideal, da mulher moderna, no auge do movimento sufragista no Brasil.

Considerando o conceito de escassez, resolvi me apropriar da imagem central da obra de J. Carlos para desenvolver a significação do seu oposto. No sentido original a mulher é vista por uma “profusão de homens” como objeto de desejo e/ou admiração. Retirando os homens da imagem, sugiro uma mulher moderna de acordo com a significação do termo para mim hoje em dia. Oitenta e cinco anos depois da capa da revista, ainda encontramos a mulher no centro de capas que defendem ou exploram o universo feminino. Desconsiderando revistas para público masculino, que também trazem uma mulher no centro da capa (na maioria das vezes com pouca roupa), temos as revistas femininas direcionadas para mulheres “modernas” e estas curiosamente trazem um semblante bem mais parecido com o que vimos na capa da revista em 1927.

Na minha visão, mulheres modernas hoje se expõem menos, exploram mais e buscam mais independência financeira e emocional bem como seu direito de escolha. Na capa criada por mim, contraponho o sentido de que o valor da mulher está sendo medido pela quantidade de homens que a observa e trago a figura feminina para um universo onde nada é mais importante que ela. Sua luta não é mais por espaço igual mas pelo seu espaço.

A figura de J. Carlos foi desenhada com o uso do programa Corel Draw X5 e mesa digitalizadora.

Trabalho 4, bloco “profusão”.  Pós graduação em artes visuais: cultura e criação. Pelo SENAC/EAD

Anúncios

Todo homem é livre para dizer o que pensa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s