A companhia de outro ser humano

Hoje me lembrei de uma sensação que tinha esquecido. A do profundo pesar por não poder proporcionar ao meu pai, últimos dias serenos. Por um simples fato: o peso da morte, ou a consciência dela. A verdade e iminência da morte dele foi suficientemente pesada e devastou qualquer possibilidade de serenidade.

A sombra das palavras e o peso delas. Morrer num mundo material só poderia ser extremamente difícil mas me refiro à materlialidades tão sutis que se torna quase impossível se desvencilhar em nossa cultura. Também convém deixar claro que falo de consciência de morte, não se aplica a mortes súbitas mas a cânceres.

Gostaria que ele em vida soubesse do que pensei hoje mas vejo que este pensamento é inútil. Minha relação com meu pai nunca foi tão sublime. A falta de sua companhia física se torna bem menor que a eternidade e simbologia do que ele representa para mim.

Por mais pó que sejamos há algo de divino na companhia de outro ser humano. As relações interpessoais significam a existência. Mágico perceber que isso é ainda mais intenso se pensado livre das posses, das palavras (no princípio era o verbo) que envolvem todo o processo. De pensar que até nosso corpo se decompõe, a materialidade das palavras, gestos, convenções e rótulos sociais se torna ainda mais quebradiça.

O mundo material é finito e breve (independente de qualquer crença religiosa), deveria ser sinceramente e verdadeiramente visto e sentido pelos homens como tal. Mas o simulacro é verdadeiro. As pessoas ignoram as coisas sublimes porque estão ocupadas demais se entorpecendo para fugir do peso das prisões.

E a verdade é que não importa se o outro vai ou vem. Se você é um valor exclusivo ou não. Se detalhes da personalidade de outrém são tão irritantes que você quer mudá-lo. Se foi reconhecida ou elogiada ou não. Que o que verdadeiramente importa na companhia do outro é se há amor sincero incondicional e se é recíproca a vontade de momentos em comum. Mais que para dividir problemas, para contar os sucessos e alegrias.

Anúncios

Todo homem é livre para dizer o que pensa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s