“Weekly Photo Challenge: Escape”

Escapar. Escapulir. Fugir. Se libertar. Cada vez que penso em liberdade me perco no seu conceito e vejo o quanto é ilusório e quanto é uma espécie de santo graal para a raça humana. Presos por natureza prendemos o que pudemos prender. Feras em jaulas é o que no fundo nós somos, animais que aspiram uma espiritualidade e pureza de sabor inimaginável porque sim, apesar da consciência e da evolução, não passamos de bichos soltos que de livres não tem nada.

Esta foto foi tirada no Zoológico de Berlin. Confesso que visitei pelo meu filho mas para mim não foi nada divertido, muito pelo contrário – depressivo. Não gosto de ver animais na jaula, pessoas olhando do lado de fora… que mais parece o lado de dentro de uma prisão ainda mais infame. Tudo bem, vão dizer que lá os bichos são bem tratados e provavelmente o são. Mas não foi alegria nem liberdade que vi nos olhos das feras, foi depressão mesmo.

Assim o desafio fotográfico da semana me lembrou a minha visita ao Zoo.

Todo homem é livre para dizer o que pensa

